Acessem www.dicolore.com.br ou nossa página
no orkut (br.cosmeticos@hotmail.com) e veja mais informações.

sábado, 12 de dezembro de 2009

>> O cabelo crespo e cacheados no fim de ano.


Dezembro é o mês em que entramos na histeria coletiva do Natal / Réveillon / viagem de férias. Como se não bastasse a correria pela compra de presentes, comemorações no trabalho, planejamento de viagens etc, nós crespas ainda temos um fator extra de preocupação: como deixar o cabelo minimamente apresentável durante este período com tantas ocasiões festivas?

A primeira opção da maioria é correr para a chapinha e ficar despreocupada e lisa. Sou contra essa alternativa por dois motivos: primeiro, porque não gosto dessa estética padronizada que tomou conta da sociedade. Segundo, porque optar pela chapinha significa encarar algumas limitações. No caso da simples, é ter de fugir de qualquer umidade, isso em uma época em que o calor nos faz transpirar loucamente, chove o tempo inteiro e piscina e praia são inevitáveis. Já no caso da progressiva, segundo o cabeleireiro Murilo de Souza, do MG Hair Design, em São Paulo, não é a melhor época para fazer este procedimento. Ele disse que a química deixa os fios ainda mais sensíveis, aumentando a possibilidade de ressecamento e quebra nos banhos de mar e piscina.

Para as cacheadas e crespas que querem um fim de ano sem complicações, eu recomendo um ritual que adotei após assumir meus fios ao natural: antes da exposição ao sol, água do mar e da piscina, use um protetor solar próprio para os fios, um leave-in ou um creme para pentear. Não dá muito trabalho e vai fazer diferença na saúde do cabelo. Para quem gosta de acessórios, chapéus, bonés e lenços também ajudam a proteger o cabelo nessa época de sol escaldante o dia todo, e ainda podem deixá-la bem estilosa. Outro item que gosto de levar na bolsa é um spray borrifador com água, para tirar o sal ou cloro do cabelo. Depois de umas boas borrifadas, é só reaplicar o creme protetor nos fios, assim como fazemos com o protetor solar na pele após cada mergulho.

Passada a farra aquática, vale usar um bom trio de xampu, condicionador e leave-in que deixem o cabelo bem hidratado. Aproveite o calor para secá-lo naturalmente – ninguém merece ficar fritando a cabeça com um secador em pleno verão. Amasse os fios ainda úmidos para definir os cachos, enquanto aplica o produto após o banho. Use faixas, grampos, presilhas, enfim, faça experiências em frente ao espelho e descubra o que fica bem para você. É hora de relaxar e sair da rotina, e não ficar esquentando os neurônios para deixar a aparência irretocável.

Como último estímulo para animar as que ainda têm medo de sair por aí com o cabelo natural, vou contar uma história. Este final de semana encontrei uma amiga querida que não via há meses, a
Bel Ascenso, editora de beleza da revista Elle. Feliz da vida, ela desfilava com seus cachos recém-assumidos após uma longa temporada de escova/chapinha. Bel disse que até desconhecidos elogiaram a sua mudança de look, e não tiro a razão deles: os fios estavam com um aspecto bem hidratado e saudável, e ela ganhou um ar mais jovial.

Às vezes, ficamos com tanto medo de mudanças, que não conseguimos ver que a beleza pode estar nas alternativas mais simples. Corra o risco, e quem sabe você não começa 2010 de cabelo novo, mais feliz e despreocupada?

Nenhum comentário:

Postar um comentário